POLITICA: Líder do MST anuncia protestos e invasões do movimento por todo o Brasil
O protesto não durou muito tempo. Isso porque a Polícia Militar conseguiu retirar as cerca de 530 famílias que haviam invadido a fazenda. Posteriormente, a interdição da rodovia também foi desfeita.
O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, anunciou uma série de invasões do grupo neste mês. O MST iniciou a “Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária”, de acordo com reportagem da Revista Oeste.
“Nosso movimento fará muitas manifestações em defesa da reforma agrária”, disse, em um vídeo no Twitter, na sexta-feira 7. “Haverá mobilizações em todos os Estados: marchas, vigílias, ocupações de terras e as mil e uma formas de pressionar para que a lei e a Constituição sejam aplicadas, e que latifúndios improdutivos sejam desapropriados e entregues a famílias acampadas.”
Segundo o MST, neste ano, o lema da campanha do Abril de Lutas é: “Contra a fome e a escravidão: por terra, democracia e meio ambiente”. Além das invasões de terras, o MST pretende lançar campanha de “doação de alimentos”, plantio de árvores e atividades de rua para denunciar o modelo de produção do agronegócio, que o movimento condena.
O “Abril de Lutas” é uma forma de o MST lembrar o caso Eldorado do Carajás, quando 19 sem terra foram mortos por policiais militares do Pará, em 17 de abril de 1996, depois de um conflito.
Segundo o site da CNN Brasil um grupo de trabalhadores rurais militantes do MST e outros movimentos sociais invadiram a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Alagoas, nesta segunda-feira (10).
Segundo a direção do MST o movimento reivindica implementação da reforma agrária em Maceió.
Os ativistas exigem a nomeação de um novo diretor para o Incra Alagoas e criticam Lula por não realizar a mudança do atual diretor, César Lira.
Conforme registro do Canal Rural Bahia, a Justiça determinou na última terça-feira (4) a reintegração de posse de propriedade rural em Itabela, no extremo sul do estado. Resistentes ao processo de “desinvasão” de terra, eles chegaram a bloquear trecho da BR-101.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.