fiv SEBRAE
Inseminação Artificial

Parceria com Sebrae viabiliza FIV (fertilização in vitro) aos PRODUTORES RURAIS

Parceria com Sebrae viabiliza FIV (fertilização in vitro) aos PRODUTORES RURAIS

Se você quer acelerar o melhoramento genético do seu rebanho e a produção de bovinos geneticamente superiores, está na hora de investir na fertilização in vitro. 

A Fertilização in vitro, conhecida pela sigla (FIV) tem como objetivo a multiplicação da produção de bezerros geneticamente superiores. Uma técnica que possibilita que uma fêmea produza muitos bezerros por ano. Além disto, esta técnica permite a utilização de fêmeas geneticamente superiores que por algum motivo não possa reproduzir naturalmente. Trata-se de uma estratégia para aumento de produtividade, pois a introdução de indivíduos com maior aptidão genética para a produção de leite amplia a competitividade da propriedade rural.

Através do Sebraetec, o Sebrae oferece aos produtores de gado, facilidades que podem tornar possível a utilização dessa tecnologia de melhoramento genético. “Com esse método de Fertilização in Vitro o produtor de gado de leite, por exemplo, pode dobrar a sua produção. E uma das modalidades que o Sebraetec oferece é a consultoria completa para produtores que queiram usar esse procedimento e o apoio financeiro, onde o produtor paga apenas 30% do valor total e o sebrae arca com os outros 70%”, explica o superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira.

Propriedades atendidas pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em bovinocultura de leite em várias cidades mineiras participaram do Projeto Sebraetec.

Segundo dados da Embrapa, 28% é o crescimento que o Brasil experimenta desde 2006 no número de embriões de FIV (Fertilização in Vitro) e estima-se que o crescimento médio anual esteja em torno de 5% a 7%.

As consultorias de Melhoramento Genético do SEBRAETEC contribuem para acelerar a produção de bezerras geneticamente melhoradas e aumentam a produtividade dos rebanhos, garantindo ainda outras vantagens como: Melhor controle zootécnico, aumento da proporção do nascimento de fêmeas; Incremento na produtividade de leite/vaca/ano; Possibilidade de nascimento de até 100 bezerros/ano descendentes de uma matriz de qualidade superior; Escolha da data do parto; Organização dos manejos; Aproveitamento de fêmeas mais novas ou mais velhas que poderiam não suportar uma gestação tradicional; Redução no tempo necessário para seleção dos animais; Redução nos custos de produção; Aumento da renda com a atividade de criação de gado.

O IATF tem o objetivo de melhorar os índices reprodutivos, como redução dos dias em aberto, diminuição do período de serviço e do intervalo entre partos nos rebanhos de bovinos leiteiros, identificação dos animais inférteis e com problemas reprodutivos que se refletem negativamente sobre o desempenho reprodutivo e orientação do destino a ser dado a estes animais.

Já a FIV busca a produtividade leiteira dos rebanhos bovinos através do melhoramento genético dos animais existentes nas propriedades.

O Sebraetec traz soluções com o objetivo de facilitar o acesso a serviços tecnológicos para inovação disponíveis no mercado, por meio da melhoria de processos, produtos e serviços, conectando empresários.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”

Deixe uma resposta