PÃO DE QUEIJO PARACATUENSE É CELEBRADO EM 05 DE JULHO COM DATA OFICIAL NO MUNICÍPIO
05 de julho, é celebrado o DIA MUNICIPAL DO PÃO DE QUEIJO. Um dia para celebrar não apenas o quitute, mas celebrar a importância do produtor rural que do leite faz o principal ingrediente, que é o queijo.
A fabricação do pão de queijo em Paracatu MG vem crescendo a cada ano e se torna um negócio que movimenta a economia, gerando renda e trabalho. Para incrementar ainda mais essa atividade, o Projeto de Lei que institui o DIA MUNICIPAL DO PÃO DE QUEIJO foi sancionado em 2016. Além disso, Paracatu recebeu o prêmio Eduardo Frieiro pelo registro do modo de fazer o pão de queijo. Isso significa que o modo de preparo do quitute no município é considerado único, um verdadeiro patrimônio.
Com a lei, o município fica autorizado a estimular e promover campanhas de qualificação do setor e de profissionais da área. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de ações das secretarias de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, e Educação.
Veja a reportagem
O projeto de lei que institui o Dia Municipal do Pão de Queijo é de autoria da vereadora Marli Ribeiro. A data foi escolhida em virtude do dia da gastronomia mineira e de ser também o dia em que Paracatu recebeu o prêmio Eduardo Frieiro.
O pão de queijo tem sua origem incerta. Especula-se que a receita exista desde o século XVIII, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950. É uma receita típica do estado de Minas Gerais.
Em Paracatu, estudos são de que o negócio começou em 2000, quando a família Oliveira Campos decidiu se unir em torno da fabricação da iguaria. Todos se empenharam e criaram, assim, uma das primeiras casas de pão de queijo de Paracatu. “O dia inteiro, o tempo todo tem gente entrando na lanchonete da família”, conta orgulhoso um dos proprietários, Mauro Luís de Oliveira Campos.
Que o queijo é o principal ingrediente do pão de queijo todo mundo sabe. Mas saber as funções e características que esse ingrediente confere ao tradicional quitute mineiro é outra história. Aprender sobre isso nos ajuda a identificar o melhor queijo para pão de queijo e as possibilidades de substituição, se houver necessidade.
Vamos a algumas dicas então:
- O queijo não deve ser muito maturado, velho, porque nesse caso as proteínas já não são íntegras, foram quebradas por enzimas e já não cumprem de forma perfeita a função de estruturar a massa;
- O queijo não deve ter muita umidade, fator que facilita a ação das enzimas;
- O sabor deve ser forte, para que o sabor do polvilho não predomine, e livre de resíduos amargos.
O queijo minas meia cura (mínimo de 15 dias) preenche todas essas características, alia sabor marcante com proteínas bem preservadas. É a referência construída pelo saber tradicional, confirmada pelos conhecimentos técnicos e científicos. Outra boa opção é o parmesão mais fresco.
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.