Minas Gerais é o segundo estado com mais propriedades que desenvolvem a agricultura familiar no país, atrás apenas da Bahia. São cerca de 440 mil agricultores no estado. Fernando Gomes, da Rádio Assembleia, fala sobre o crédito para esses produtores, o escoamento das colheitas e o uso da tecnologia para melhorar a produtividade. Para isso, ele recebe o professor Matheus Ramirez, coordenador do Grupo de Estudos da Agricultura Familiar da Escola de Veterinária da UFMG.
A Agroecologia tem passado por muitas reflexões ao longo do tempo quanto a sua definição. Atualmente tem sido aceita como um espaço que congrega Ciência, Movimento e Prática. Os sistemas de produção que dão sustentação aos processos produtivos no contexto da Agroecologia (Orgânico, Biodinâmico, Natural, Ecológico etc.) são descritos, no Brasil, pela lei 10.831 de 2003, onde são definidos os parâmetros para que um produto seja considerado Orgânico: “considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Para serem comercializados, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, sendo dispensados da certificação somente aqueles produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no MAPA, que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores.
Mesmo que a Produção Orgânica de alimentos não tenha como premissa única a produção no contexto da Agricultura Familiar, esse espaço se constitui como o lócus ideal para o desenvolvimento da Agroecologia, tendo em vista que é nesse espaço que suas bases (sociais, econômicas, ambientais, culturais) podem ser desenvolvidas, respeitadas e fortalecidas. Demandas mundiais por sistemas de produção que aumentem a sustentabilidade ambiental tendem a valorizar os sistemas orgânicos de produção, como forma de produção de alimentos mais saudáveis, como garantia da manutenção da sociobiodiversidade e da preservação ambiental. As informações são da Embrapa.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.