OCITOCINA na ORDENHA para estimular descida do LEITE: usar ou não? Médico veterinário responde
O Paracatu Rural recebeu uma pergunta do ouvinte/internauta, Rafael Rocha Fernandes de Almeida, da cidade de São Francisco-MG, que sempre acompanha nosso jornal, é produtor de leite e faz a ordenha manual. Ele disse que suas vacas estão “escondendo o leite” e quer saber se aplicando ocitocina, prejudica o leite? Ou é normal a aplicação da ocitocina pra descida do leite? Entramos em contato com o Dr. Carlos Ribeiro, da nossa parceira RS Vet, que esclareceu a dúvida.
A produção eficiente de leite de alta qualidade depende de uma interação equilibrada entre as vacas leiteiras, os ordenhadores e os equipamentos. Para que a ordenha das vacas seja completa, rápida e sem causar alterações na saúde do úbere é fundamental que o manejo de ordenha seja realizado respeitando-se o funcionamento do reflexo de descida do leite. Nas situações nas quais as vacas não apresentam um bom reflexo de descida do leite, ocorre aumento do tempo de ordenha e maior risco de novos casos de mastite. A remoção completa do leite é fundamental para alcançar alta eficiência de ordenha, otimização da qualidade do leite e a boa saúde das vacas leiteiras. Porém, o reflexo de ejeção do leite é altamente sensível e pode ser inibido durante situações de estresse ou em situações desconfortáveis para a vaca, como mudança do local ou sistema de ordenha e manejo agressivo, ou ainda nas primeiras ordenhas de vacas que pariram pela primeira vez.
A ocitocina é um hormônio neuropeptídeo cuja composição é uma sequência de 9 aminoácidos. Este hormônio está envolvido em diferentes funções reprodutivas e ordenha, entre as quais: contrações uterinas durante o parto, acasalamento e descida do leite.
Quando ocorre um estímulo (por exemplo, contato manual dos tetos antes da ordenha ou a mamada do bezerro), a ocitocina é liberada na corrente sanguínea a partir da glândula pituitária posterior, localizada no sistema nervoso central.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.