MOMENTO ZOOTECNIA: Criação de SUÍNOS – saiba diferenciar as principais raças
No momento zootecnia de hoje com o professor Guilherme Carvalho, Dr. Zoopet, vamos entender que existem várias RAÇAS DE SUÍNOS. E ainda, aprenderemos como diferenciar uma raça de outra.
Os suínos foram um dos primeiros animais a serem domesticados pelo homem, há cerca de 5000 a. C, no Oriente Próximo e na China. Sua natureza flexível e dieta onívora favoreceram essa proximidade, sendo sua carne utilizada como alimento, sua pele como agasalho, seus ossos como ferramentas e seus pelos como escovas.
Quando os animais selvagens passaram a circundar as casas dos homens primitivos e, mais tarde, os chiqueiros, os animais não precisavam mais procurar comida nas florestas e nem fugir dos predadores. Assim se iniciou o processo de transformações morfológicas nos animais, que possuíam a parte anterior do corpo mais rica e mais desenvolvida que a posterior — o inverso do que acontece hoje.
Desde então, a demanda por gordura animal diminuiu (devido à oferta de óleos vegetais) e a busca por uma carne mais saudável em função das exigências dos consumidores conduziu a suinocultura a mudanças na criação e a melhoramentos genéticos para ter um maior aproveitamento do animal.
O suíno moderno foi concebido por meio do manejo genético com o cruzamento com raças puras, levando os animais a alterações morfológicas e fisiológicas para que pudessem atingir as características desejadas, somadas à maior economia e à máxima produtividade. As informações são do site Marangoni.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.