62,5% das cooperativas brasileiras premiadas com os maiores índices de pontuação e boas práticas são mineiras
Minas Gerais foi o Estado mais contemplado pelo Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, em cerimônia realizada pelo Sistema OCB, no dia 5 de dezembro, em Brasília, às cooperativas brasileiras que alcançaram destaque em qualidade e competitividade relacionados a boas práticas de identidade, governança e gestão de negócios. Das 222 cooperativas avaliadas na premiação, 107 eram mineiras. Contudo, das 56 cooperativas premiadas, 35 são de Minas, o que significa 62,5% de todos os prêmios concedidos no dia 5.
O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e reconhece, em nível nacional, as melhores cooperativas do país. Para concorrer, é preciso que a organização participe do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), ferramenta lançada em 2013 pelo Sescoop Nacional, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), para promover o desenvolvimento da autogestão das cooperativas brasileiras. “O cooperativismo mineiro sempre foi referência na participação no PDGC, desde sua criação”, reforça o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.
Os critérios de avaliação do prêmio são os mesmos utilizados no programa em que as cooperativas se inscrevem, conforme o nível de maturidade: Primeiros Passos para Excelência; Compromisso com a Excelência; e Rumo à Excelência e Excelência. Aquelas que alcançam a pontuação definida pela banca julgadora são reconhecidas nas faixas Bronze, Prata e Ouro. “Estamos muito orgulhosos do caminho trilhado pelo cooperativismo mineiro no campo das boas práticas de gestão. As 35 cooperativas premiadas e as 72 reconhecidas com o selo em nosso Estado refletem o compromisso com a excelência que o Sistema Ocemg tanto incentiva no trabalho de formação e capacitação de dirigentes e colaboradores, com foco na profissionalização”, frisou Scucato.
O PDGC – O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas nasceu com a proposta de promover a adoção de boas práticas de gestão e governança nas organizações cooperativistas. Ele é aplicado por meio de instrumentos de avaliação e diagnóstico da governança e da gestão das cooperativas, sendo realizado em ciclos anuais.
Na prática, a cooperativa participante preenche dois questionários – de governança e de gestão – e recebe, de forma automática, uma devolutiva em que são apontadas oportunidades de melhoria. A partir daí, devem ser definidas e implementadas ações de desenvolvimento.
Na devolutiva, também são gerados índices para acompanhamento e monitoramento da melhoria nos processos da cooperativa.
Confira as cooperativas mineiras reconhecidas com as melhores práticas de gestão do Brasil:
Nível Primeiros Passos – Categoria Ouro
COCATREL
SICOOB COOPJUS
SICOOB CREDICENM
SICOOB NOSSACOOP
UNIMED CONSELHEIRO LAFAIETE
Nível Primeiros Passos – Categoria Prata
SICOOB UNIÃO CENTRAL
Nível Primeiros Passos – Categoria Bronze
SICOOB AC CREDI
SICOOB ARACOOP
SICOOB CREDILIVRE
SICOOB CREDIMATA
SICOOB CREDISUDESTE
SICOOB SAROM
SICOOB UNIÃO CENTRO OESTE
UNIMED INCONFIDENTES
Nível Compromisso com a Excelência – Categoria Ouro
COOPAMA
COOPATOS
SICOOB CENTRAL CREDIMINAS
SICOOB COOPEMATA
SICOOB CREDCOOPER
SICOOB CREDIRIODOCE
Nível Compromisso com a Excelência – Categoria Prata
CCPR/MG
SICOOB CREDICAF
SICOOB CREDICOPA
UNIMED VALE DO AÇO
Nível Compromisso com a Excelência – Categoria Bronze
SICOOB CREDIALTO
SICOOB CREDINACIONAL
Nível Rumo à Excelência – Categoria Ouro
COOPMETRO
Nível Rumo à Excelência – Categoria Prata
COOCAFÉ
SICOOB CREDIMEPI
SICOOB DIVICRED
Nível Rumo à Excelência – Categoria Bronze
COOXUPÉ
SICOOB COPERMEC
UNIMED POÇOS DE CALDAS
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.