METEOROLOGIA é comemorada mundialmente em 23 de março
Em 23 de março comemora-se o Dia Mundial da Meteorologia.
A data celebra a técnica responsável por analisar e prever as variações climáticas da Terra. A partir do recolhimento de informações sobre a umidade do ar, pressão atmosférica, temperatura do ar, volume de chuva, entre outras, os meteorologistas, profissionais formados no curso de ensino superior em meteorologia, conseguem traçar uma previsão da condição do clima para determinada região.
Através do seu trabalho, esses profissionais ajudam a prevenir acidentes e prejuízos para os setores de serviços e produção, além de evitar que você passe frio ou pegue uma chuva desprevenido na rua.
E aconteceu um Dedo de Prosa no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento com o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Francisco de Assis, sobre novas metas para o instituto. Os repórteres Sérgio Pastor e Inês de Podestá conversaram com ele.
A partir de maio, tem início o período seco na parte central do país.
O Outono, que começou na última quarta-feira (20), deverá ter influência de fraca intensidade do fenômeno El Niño, como excessos de chuvas sobre a Região Sul e diminuição sobre parte do Norte e Nordeste.
De acordo com previsões do Inmet, a probabilidade de ocorrência do El Niño (diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico) é de cerca de 70% nesse início da estação.
Normalmente, existe uma redução das chuvas sobre o Sudeste à medida em que se aproxima o outono, dando início ao período seco. A previsão indica que devem permanecer áreas com chuvas dentro da faixa normal ou ligeiramente acima nos próximos três meses. E é esperado que as massas de ar frio passem com maior frequência pela região somente a partir de maio, porém a previsão é de temperaturas acima da média.
Fontes: MAPA e Calendarr
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.