Mercado do TRIGO – 12-02-22
Relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu a estimativa da produção da safra brasileira de trigo 2021/22. A previsão da colheita era de 8,19 milhões de toneladas e foi reduzida em 500 mil toneladas. Apesar da queda, a safra deve ser recorde, alcançando 7,68 milhões de toneladas. O número é maior que os 6,24 milhões de toneladas da safra anterior, mas os preços não devem baixar no mercado nacional.
Representantes da indústria afirmam que o aumento dos preços vai ser eventualmente repassado aos consumidores. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP afirma que o trigo teve um aumento de 25% no preço este ano, mas os repasses estão próximos de 12%.
O setor moageiro evitou aumentar os preços de itens fundamentais da cesta básica devido ao baixo poder aquisitivo da população brasileira e a consequente queda na demanda de uma série de produtos. Sendo assim, os aumentos repassados da farinha de trigo e seus produtos foram muito menores do que o aumento real do trigo.
Setor do trigo brasileiro está de olho na nova safra e moinhos voltam às reposições, a espera de aumento da demanda, como explica Vlamir Brandalizze. Boa expectativa de giro com mais consumo.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.