Após quatro dias seguidos de alta, o mercado de café na Bolsa de Nova York encerrou a última quinta-feira (29) em queda. No entanto, continuam as incertezas com relação aos preços praticados causados pela variação das condições climáticas.
Climatempo informou que o tempo seco deve predominar sobre as áreas produtoras de café até meados da primeira semana de setembro. Uma nova mudança no tempo está prevista apenas a partir do dia 5 de setembro (quinta-feira), com a passagem de uma frente fria pela costa do Brasil. Mas esse sistema passa afastado no oceano e deve provocar condições para chuvas só na faixa leste da região Sudeste. “Acompanhando esse sistema, teremos uma nova oscilação de temperatura, mas não há previsão para frio extremo neste evento”. As informações são do Conselho Nacional do Café (CNC).
O agente autônomo de investimentos João Santaella Neto, Joãozinho Grafista, analisa as movimentações do mercado do café na última semana de agosto. Ele projeta um movimento de queda para o setor cafeeiro caso se confirme a previsão de chuva para o período de 10 a 15 de setembro.
Em alta desde o último trimestre de 2023, os preços do café robusta atingiram patamares recordes reais em março/24, os quais vêm sendo renovados com certa frequência nas últimas semanas. No dia 26/08/2024, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, peneira 13 acima, fechou a R$ 1.378,89/saca de 60 kg, maior valor real da série histórica do Cepea, até então, iniciada em novembro de 2001. As valorizações estão relacionadas à expectativa de oferta mais restrita por parte do Vietnã e às limitações de produção do Brasil, uma vez que a safra 2024/25 do robusta nacional ficou aquém do potencial.
O Joãozinho Grafista ressalta alguns dos fundamentos que têm interferido no mercado do café nos últimos dias. Se por um lado, a alta do dólar é um atrativo à exportação, o aumento dos estoques de cafés certificados colaborou para frear essa tendência de disparada.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.