MERCADO DO CAFÉ: Com notícias baixistas podemos ter realizações nesta semana de Natal
O agente autônomo de investimentos, João Santaella Neto, Joãozinho Grafista, diz que na semana dos dias 13 a 17 de dezembro o vírus ômicrom afetou os mercados financeiros e as bolsas caíram, e o mercado do café fechou em queda. O USDA revisou estimativa da safra do café brasileiro maior que o cálculo da CONAB.
As portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para o cultivo do café arábica foram publicadas no dia 16 de dezembro, no Diário Oficial da União. Foram considerados os sistemas de produção de sequeiro e irrigado separadamente, sendo os requerimentos térmicos os mesmos para ambos os sistemas. O atendimento da demanda hídrica só é considerado no regime de sequeiro.
As Portarias indicam a delimitação das áreas de risco e definição dos períodos de baixo risco para a implantação da cultura do café arábica no Brasil, a partir do plantio de mudas. Os riscos analisados de agosto a dezembro, majoritariamente, foram aqueles associados às condições hídricas e térmicas prejudiciais ou impeditivas à sobrevivência das mudas recém plantadas ou ao seu crescimento e estabelecimento pleno nos meses seguintes, para uma boa formação do pomar.
Os principais riscos climáticos considerados nesse novo zoneamento foram a deficiência hídrica, parametrizada através do índice de satisfação da necessidade de água nas diferentes fases fenológicas da cultura e o risco térmico, avaliado tanto pela ocorrência de altas temperaturas na época da floração e estabelecimento inicial, quanto o risco de geada durante todo o ciclo de produção. Também foi considerado como critério auxiliar uma altitude mínima necessária de 500m para latitudes menores que 21° e 250m para latitudes superiores a 21°.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.