As cotações do boi gordo seguem enfraquecidas no mercado interno, influenciadas sobretudo pela maior oferta de animais para abate. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirmam o crescimento no volume abatido neste ano. De janeiro a março foram 7,344 milhões de animais abatidos no País, 5,54% a mais que no mesmo período de 2022 e 11,9% acima da quantidade do primeiro trimestre de 2021. Pesquisadores do Cepea ressaltam que o forte movimento de abate de fêmeas vem chamando a atenção do setor pecuário nacional. Ainda de acordo com o IBGE, de janeiro a março de 2023, o abate de fêmeas no Brasil atingiu 3,26 milhões de cabeças, sendo este o maior volume desde 2019. Esse movimento, segundo pesquisadores do Cepea, que vem sendo verificado nos dois últimos anos, tende a ter impactos ao longo da cadeia, tanto em relação à maior oferta de carne no mercado atual, como posterior valorização dos animais de reposição.
O leiloeiro Moacir Naves destaca a possibilidade de mudança dos valores no mercado do boi diante das buscas pelas reposições dos animais abatidos recentemente. Segundo ele, é difícil haver margem para maior desvalorização do boi gordo, com as próximas semanas sendo de uma realidade diferente nas negociações.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.