Mercado do BOI – 28 – 12 – 2020
Leiloeiro faz balanço do MERCADO DO BOI, que apesar da pandemia fechou 2020 bem
As exportações brasileiras de carne bovina devem encerrar 2020 com um novo recorde de volume e faturamento. Segundo o Canal Rural, neste ano, foram 2,02 milhões de toneladas embarcadas, alta de quase 9% em relação a 2019. A receita chegou a US$ 8,53 bilhões, valor 11,8% acima do ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). A proteína suína também registrou recorde de exportação. Pela primeira vez, o volume superou 1 milhão de toneladas. Com a redução de oferta no mercado interno, os preços da carne bovina e suína aumentaram, em média, mais de 40% para o consumidor, o que tornará o churrasco do Réveillon mais salgado. No Mercado Municipal de São Paulo, por exemplo, a picanha argentina beirava R$ 100 por quilo. “O jeito é comprar o que for mais barato”, diz o aposentado Tiago Aquino. Mas o principal motivo da valorização das carnes são os insumos usados na criação dos animais. “O milho e o farelo de soja cresceram acima de 100% em comparação ao ano de 2019. Isso faz com que a gente tenha uma necessidade de repasse desses custos para continuar produzindo”, diz Luís Rua, diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
O setor de aves foi o que mais sofreu com o aumento dos insumos. Como não houve um volume significativo na exportação, o avicultor dependeu muito do mercado interno e as margens ficaram apertadas. Consequentemente, para o brasileiro, a carne de frango é a opção mais barata. O consumo per capita no Brasil aumentou de 43 para 45 quilos em 2020. O leiloeiro Moacir Naves, fez um balanço do mercado bovino, que mesmo com a pandemia fechou o ano de 2020 bem.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.