Mercado do arroz em calmaria de final de ano e o preço está prejudicando os produtores
Segundo Vlamir Brandalizze arroz segue em calmaria de final de ano e o preço está prejudicando os produtores que estão com grandes volumes parados. Setor espera que auxílio Brasil contribua com aumento da demanda.
Segundo o site Agrolink, Pelo terceiro mês consecutivo, os preços do arroz em casca caíram no Rio Grande do Sul. Como consequência, os valores passaram a operar abaixo dos custos totais de produção, cenário que não era verificado desde abril de 2020, segundo levantamento da Equipe de Custos do Cepea. Neste caso, ressalta-se que, desde o início da pandemia, houve restrição na oferta de importantes matérias-primas, o que, em conjunto com a forte valorização do dólar, encareceu significativamente os insumos utilizados na produção do cereal.
Ainda segundo o site, As exportações brasileiras de arroz em equivalente casca caíram com força em novembro, registrando o menor volume para o mês em 12 anos. Esse resultado é reflexo das atuais dificuldades nas transações externas e da baixa atratividade do produto nacional. Conforme dados da Secex, os embarques totais de arroz (considerando-se o produto em base casca) recuaram significativos 80,9% entre outubro e novembro, somando 26,34 mil toneladas no último mês, o segundo menor volume de 2021 (atrás apenas do de janeiro).
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.