Análise de Mercado Mercado pecuario

Mercado das carnes: exportações e consumidores ativos no fim de ano impulsionam o setor

Os preços do boi gordo estão firmes nas praças acompanhadas pelo Cepea. Na parcial de dezembro (até o dia 12), o Indicador CEPEA/B3 acumulava alta de 4,6%. Segundo pesquisadores do Cepea, o suporte está atrelado à necessidade de garantir escalas por parte de alguns frigoríficos, sobretudo neste final de ano, quando muitos pecuaristas tendem a reduzir o ritmo de vendas. Em relação aos abates de bovinos no Brasil, o número de 2023 é o maior dos últimos nove anos – 24,64 milhões de animais de janeiro a setembro –, e a participação de fêmeas (vacas adultas e novilhas) chama a atenção: 42,3% do total, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística).

Vlamir Brandalizze comenta sobre o mercado das carnes, que segue impulsionado neste fim de ano não só pelo aumento da demanda interna, mas também pelas exportações. Estima-se que algo entre 110 e 115 mil toneladas de carne bovina tenham sido exportadas na primeira quinzena de dezembro. Em relação ao frango, a demanda por aves nobres aumenta internamente, e os embarques neste mês já se aproximam das 270 mil toneladas.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Deixe uma resposta