Análise de Mercado Soja

Mercado da SOJA segue de olho na China. Doenças em suínos podem pressionar preços da oleaginosa.

Mercado da SOJA segue de olho na China. Doenças em suínos podem pressionar preços da oleaginosa

O consultor Vlamir Brandalizze faz uma análise dos últimos dias do mercado da soja no Brasil e no mundo.

O mercado da soja está de olho na China. A epidemia de peste suína africana no país chinês já começa a apresentar para o mercado o mesmo sentimento de 2021, quando os asiáticos tiveram que abater 40% de seu rebanho de suínos. Na época, a doença colaborou para uma queda expressiva nos prêmios da soja brasileira, e agora, em 2023, isso poderá acontecer novamente, agravando ainda mais as quedas atuais. O mercado de suinocultura é o maior demandante de farelo de soja no mundo, que é usado para alimentação do rebanho e, um novo abate expressivo, diminuiria significativamente a demanda pela soja brasileira.

Por outro lado, o governo brasileiro decidiu que a mistura de biodiesel no diesel passará de 10% para 12% a partir do próximo mês, pretendendo chegar em 15% até 2026. Esse aumento na mistura do biodiesel apresenta um aumento na demanda por soja no mercado interno, já que o derivado óleo de soja é uma das matérias primas para o biodiesel, abrindo assim novas oportunidades de venda para o produtor brasileiro.

No Brasil, o volume de chuva se reduziu nos últimos dias, e a colheita de soja foi intensificada, com as atividades já entrando na reta final em Mato Grosso (principal produtor nacional da oleaginosa). De acordo com a Conab, até o dia 11, o Brasil colheu 53,4% das 151,41 milhões de toneladas previstas para a temporada 2022/23, e, em Mato Grosso, o percentual chegou a 94,7%. Segundo agentes de mercado consultados pelo Cepea, a produtividade e a qualidade da safra 2022/23 estão excelentes na maior parte do País, o que reforça as estimativas de colheita recorde.

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta