Mercado da Soja: Mais de 770 mil toneladas de SOJA dos EUA são compradas pela China
Estados importantes dos EUA com poucas chuvas no momento. Vlamir Brandalizze disse que a CHINA comprou mais de 770 mil toneladas da oleaginosa americana. Sojicultor brasileiro aguardando o 15 de setembro para início de plantio da soja, de olho no clima, esperando que esteja tudo em perfeitas condições.
Após um período de estiagem intensa que atingiu os estados da região Sul e também o Mato Grosso do Sul no ano passado, a produção de soja de 2022 teve a pior quebra de safra registrada na história do cultivo deste grão. A redução na produção foi causada pelo fenômeno climático La Niña e atingiu também a safra de soja da Argentina e do Paraguai, atingindo o mercado internacional, segundo reportagem de Estéfano Barioni.
A colheita da soja ocorre majoritariamente no primeiro trimestre do ano e normalmente se encerra em junho. A estiagem sofrida no ano passado devido às condições climáticas adversas prejudicou o desenvolvimento da lavoura e fez a produtividade despencar.
“Países desenvolvidos usam até 4% do PIB em ciência e tecnologia, o Brasil usa em torno de 1%.” disse Alexandre Nepomuceno, chefe-geral Embrapa Soja.
Para se ter uma ideia da extensão das perdas, basta avaliar alguns números. A área cultivada com soja no Brasil na safra atual (2021/2022) foi 4,5% maior do que a área cultivada na safra passada, somando quase 41 milhões de hectares. Mas mesmo com uma área maior dedicada à cultura, a produção de soja na safra atual ficou 10,2% abaixo da produção obtida na safra passada. Os dados são da Conab.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.