A última semana de julho foi marcada por uma disputa acirrada entre compradores domésticos e internacionais pela soja brasileira, o que resultou em alta dos preços internos. Segundo levantamento do Cepea, a indústria nacional demonstrou maior necessidade de matéria-prima para recebimento no mercado spot. Isso se deve à firme demanda doméstica pelos derivados e às expectativas de crescimento na procura externa, reflexo dos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia (o que pode redirecionar importadores de óleo de soja para o Brasil), e da menor oferta na Argentina. Sojicultores brasileiros, por sua vez, estão retraídos nas vendas envolvendo grandes volumes. Uma parcela dos produtores mostrou preferência por guardar o remanescente da safra 2022/23 em silos-bolsa em vez de comercializar no mercado spot. Vale lembrar que esse tipo de armazenamento não é comum para a soja, pois pode elevar a umidade do grão.
Vlamir Brandalizze faz um balanço das movimentações no mercado da soja. Segundo o analista, após as últimas semanas de julho atingirem o ápice de negócios e preços para o grão, há, a partir de agora, uma tendência de estabilidade e queda nas cotações, ainda consideradas boas. A troca de soja por insumos, por outro lado, passa a ficar mais cara diante dos negócios previstos para agosto
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.