19-11 - manejo pintinhos
Aves Pintinhos Caipira

Manejo de PINTINHOS. Fase importante na criação de AVES

Manejo de PINTINHOS. Fase importante na criação de AVES

O que veio primeiro, o ovo ou a galinha? Ainda que, para muitos, a resposta para essa pergunta seja difícil, a única certeza que se tem é que a avicultura, dentro do agronegócio brasileiro, seja com a criação de pintinhos ou de animais adultos, ocupa uma das maiores posições de destaque, sendo referência, inclusive, no mundo. No momento zootecnia, Dr. Zoopet fala sobre o manejo dos pintinhos e principalmente, os cuidados necessários.

Tadeu Cotta, autor do Livro AFE Produção de Pintinhos – Do Ovo Fértil ao Transporte dos Pintos, destaca que há vários aspectos que envolvem a criação de pintinhos, que se inicia a partir do momento que a galinha bota o ovo fecundado, conhecido popularmente como ovo galado.

Segundo o site Aprenda Fácil Editora, o período inicial da vida dos pintinhos, assim como o de qualquer filhote, é o mais sensível e determinante na sobrevivência deles. Até atingir os primeiros 18 dias de vida aproximadamente, eles não conseguem manter sua temperatura corporal adequada, exigindo atenção do avicultor em relação a esse aspecto.

Além do quesito “temperatura”, o criador também deve estar atento à alimentação e ao fornecimento de água aos recém-nascidos. O cuidado com esses aspectos é o segredo que garante uniformidade e bom desempenho da produção dos pintinhos.

Fisicamente, devem ser ativos durante o dia, possuir olhos abertos e brilhantes, pernas fortes e brilhantes, não devem apresentar defeitos físicos e patógenos, além de demonstrar boa imunidade, para serem considerados pintinhos de qualidade.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta