Maio continua forte na exportação de CARNES e auxílio emergencial também ajudará setor
Sobre o mercado das carnes, o consultor Vlamir Brandalizze diz que o mês de maio continua forte na exportação e o auxílio emergencial também ajudará setor do frango e da carne de segunda. O leiloeiro Moacir Naves diz que devido a campanha de vacinação contra febre aftosa os leilões na primeira semana de maio tiveram menor movimentação.
A Arábia Saudita suspendeu as exportações de carne de aves de 11 frigoríficos do Brasil. O governo brasileiro divulgou uma nota e diz que recebeu com surpresa e consternação a decisão da Arábia Saudita, pois não houve contato prévio das autoridades sauditas, tampouco apresentação de motivações ou justificativas que embasem as suspensões. A informação consta apenas em nova lista de plantas brasileiras autorizadas a exportar, publicada pelas instituições do país que exclui os referidos estabelecimentos, previamente permitidos. Até o momento, apenas o Brasil foi objeto de atualização de lista de exportadores de carne de aves.
Em nota, o governo reitera os elevados padrões de qualidade e sanidade seguidos por toda nossa cadeia de produtos de origem animal, assegurados por rigorosas inspeções do serviço veterinário oficial. Há confiança de que todos os requisitos sanitários estabelecidos por mercados de destino são integralmente cumpridos.
O governo brasileiro iniciou contatos com as autoridades da Arábia Saudita e da embaixada desse país em Brasília para buscar esclarecer o episódio. Todas as vias bilaterais e multilaterais serão empregadas com vistas à pronta resolução da questão. Caso se comprove a interposição de barreira indevida ao comércio, o Brasil poderá levar o caso à Organização Mundial do Comércio.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.