As lavouras de inverno na região Sul do Brasil registraram avanços na produção durante o mês de agosto, conforme aponta o último boletim de monitoramento agrícola divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O boletim aponta que as condições climáticas foram favoráveis à agricultura na região Sul nas primeiras três semanas de agosto, com a redução das temperaturas beneficiando as lavouras de trigo. Em áreas como a metade sul do Rio Grande do Sul, as chuvas da primeira semana de agosto impulsionam a produção.
A análise espectral, que monitora o Índice de Vegetação (IV), revelou um cenário positivo para as lavouras de inverno na região Sul. No Paraná, o índice está acima da média histórica, indicando bom desenvolvimento. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, apesar dos atrasos na semeadura devido ao excesso de chuvas, o índice mostra melhorias nas últimas semanas.
Os dados de evolução do IV mostram que, na metade Sul do Paraná, o desenvolvimento das lavouras de trigo começou atrasado em relação à safra anterior e à média histórica. No entanto, eles indicam uma melhora, com o índice agora acima da média, sugerindo uma boa safra. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o cenário é semelhante, com as lavouras recuperando-se após um início lento devido às condições climáticas adversas. As informações estão no site da Abitrigo.
Vlamir Brandalizze comenta que o momento é de evolução para o mercado do trigo. A menor oferta de produção importada da Rússia favorece a valorização a nível internacional. No Brasil, os preços também melhoraram, ao passo que as lavouras também têm apresentado bom desenvolvimento mesmo com o temor das recentes frentes frias.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.