IRRIGANOR participa do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
O 24º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos aconteceu, em Belo Horizonte, para discutir melhorias nos usos múltiplos da água. Em um dos dia de evento, membros do corpo técnico da Seapa, além da presidente da Irriganor, Rowena Betina Petroll, apresentaram os programas Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) e de revitalização de sub-bacias hidrográficas, com destaque para os projetos aplicados nos rios Juramento e São Francisco. A presidente da Irriganor, Rowena Petroll conversou com o Paracatu Rural sobre o 24º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.
A secretária Ana Valentini destacou a importância da água para a produção de alimentos, além dos esforços da atual gestão em garantir segurança alimentar a uma população crescente, mantendo-se em diálogo constante com produtores e com pesquisadores. O evento foi O promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), em realização conjunta com o Governo de Minas Gerais, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e outras entidades parceiras.
No encontro foi firmado um acordo para a implementação do Sistema de Monitoramento de Uso de Recursos Hídricos. A iniciativa vai apoiar o desenvolvimento de tecnologias de monitoramento remoto, em tempo real, dos usos da água e de sistemas de informação para coleta, armazenamento e tratamento.
Também será possível acompanhar a disponibilidade dos recursos hídricos. A ferramenta ainda permite a autogestão pelos usuários; mediar conflitos; simplificar procedimentos; garantindo a integridade das informações e a transparência da gestão.
“O acordo de cooperação técnica vai criar um aplicativo para que o Igam receba os dados de telemetria, obrigatório para alguns usuários”, explica o diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca. A plataforma vai permitir receber os dados e tratá-los de forma a gerar informação para usuários e para o órgão gestor, conhecendo em tempo real a quantidade de água usada no estado.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.