26-04 - semiário episodio 6 águas do cerrado
Água Irrigação

IRRIGAÇÃO sob a óptica dos GRÃOS – detalhes no 6º episódio do 1º Seminário ‘ÁGUAS DO CERRADO

IRRIGAÇÃO sob a óptica dos GRÃOS – detalhes no 6º episódio do 1º Seminário ‘ÁGUAS DO CERRADO

Uma das palestras do 1º Seminário ‘Águas do Cerrado: produção e preservação’ teve o tema ‘Irrigação sob a óptica dos grãos’, com Camilo de Lelis Teixeira de Andrade, pesquisador da Embrapa. Ele falou sobre a irrigação sub-ótica; como minimizar o impacto das irregularidades no regime de chuvas; e ainda que os produtores tem um potencial enorme para irrigar, considerando áreas potencialmente irrigáveis.

A água é recurso vital para a sobrevivência. Não somente para consumo, ela é fundamental para a produção de alimentos.

As primeiras civilizações se desenvolveram nas bordas de rios e córregos, o que permitiu se estabelecerem em comunidades fixas e produzir o próprio alimento.

A agricultura é uma atividade que demanda o uso da água para a cultura dos alimentos e a manutenção das lavouras em diferentes regiões do mundo.

A agricultura tem sido apontada como suposta consumidora de 70% das reservas globais de água doce. Esse percentual, internacionalmente citado, não encontra sustentação na realidade brasileira, cuja agricultura é prioritariamente dependente de chuvas. A maioria das nossas propriedades rurais toma emprestada da natureza a água da chuva, que iria aos rios e oceanos, e a devolve limpa, com a evaporação, transpiração e infiltração no solo. Ainda assim, muito precisa ser feito para melhorar a eficiência no uso das águas na agropecuária.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta