05-10 - irrigação gotejamento
Irrigação

IRRIGAÇÃO por GOTEJAMENTO SUBTERRÂNEO para maior aproveitamento da área disponível – 4º episódio

IRRIGAÇÃO por GOTEJAMENTO SUBTERRÂNEO para maior aproveitamento da área disponível – 4º episódio

Continuando nossa prosa com os representantes da empresa NETAFIM, que realiza irrigação por gotejamento subterrâneo, João Marcos da Silva, engenheiro agrônomo, responsável pelo Departamento Agronômico da Netafim e André Caetano de Brito, também engenheiro agrônomo, representante técnico de vendas, explicaram sobre as principais dúvidas dos produtores quanto ao sistema por gotejamento subterrâneo, como a germinação da lavoura.

Quando se trata de agricultura e sustentabilidade, o planeta enfrenta grandes desafios. A irrigação localizada responde a esses desafios, ajudando os agricultores a cultivar suas safras de maneira mais eficiente em termos de recursos e ecologicamente corretas. 

Os agricultores sabem da importância da água e buscam tecnologias que permitam utilizá-la de forma eficiente. Enfrentando desafios como veranicos, evaporação, salinização, esgotamento das águas subterrâneas e dificuldade de acesso às fontes de água. A irrigação localizada lida com cada um desses desafios, mudando a forma como você consome água.

Os próximos 50 anos da agricultura não serão como os últimos 50. O sistema agrícola que nos serviu até agora necessita de mudanças. Produtores precisam de mais controle. Nós somos agricultores e inovadores, comprometidos em apresentar inovações para o mercado e evoluir junto com nossos clientes.

A Irrigação por gotejamento já é uma técnica utilizada por diversos agricultores em todo Brasil.

Agora a Netafim traz mais uma novidade: a harmonização do sistema já conhecido pelos fazendeiros do cultivo de grãos, pivô central, com a precisão do sistema de irrigação por gotejamento.

“Essas duas tecnologias, o pivô central e o gotejamento subterrâneo ou subsuperficial, são complementares e a gente consegue através dessa junção falar realmente sobre perímetro irrigado. A gente pega um talhão completo e com as duas tecnologias aproveita o máximo possível da área, buscando de fato uma verticalização da produção”, explica Rodrigo Borges, gerente do setor de irrigação da Águia Representações Comerciais de Sorriso (MT).

Resultados expressivos e altas produtividades já comprovam que a harmonização de sistemas de irrigação é a melhor alternativa para produtores que buscam a irrigação em 100% da área e aproveitamento total da fazenda, incluindo áreas de corners, (calcinhas) e áreas retangulares.

Além de ser a solução ideal para o agricultor que quer verticalizar e aproveitar melhor suas áreas, a integração dos sistemas de irrigação, possibilita ao agricultor grandes produtividades com utilização total da fazenda, melhorando a margem do negócio, e desta maneira terão uma “nova fazenda” dentro da mesma área, otimizando os recursos e a estrutura da propriedade.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta