IRRIGAÇÃO por GOTEJAMENTO SUBTERRÂNEO para maior aproveitamento da área disponível – 2º episódio
O Paracatu Rural proseou com o João Marcos da Silva, engenheiro agrônomo, responsável pelo Departamento Agronômico Netafim e com André Caetano de Brito, também engenheiro agrônomo, representante técnico de vendas e eles explicaram que não existe regra comum no campo para a irrigação por gotejamento subterrâneo, já que cada caso é um caso. Por isso, é necessário uma avaliação, estudo individual, e verificar o que o produtor tem e precisa, para então conseguir aproveitar melhor a área disponível através do gotejamento subterrâneo.
A irrigação de culturas agrícolas é uma prática utilizada para complementar a disponibilidade da água provida naturalmente pela chuva, proporcionando ao solo teor de umidade suficiente para suprir as necessidades hídricas das culturas, favorecendo a obtenção de aumentos de produtividade e contribuindo para reduzir a expansão de plantios em áreas com cobertura vegetal natural.
A produção em sequeiro, ou seja, somente quando chove é muito arriscada e imprevisível, podendo trazer enormes perdas de produtividade e, até mesmo, a quebra de uma safra inteira.
Com a irrigação é possível aumentar a quantidade de animais por hectare, permitindo pasto intensivo com alta rotação animal, por exemplo. Além disso, aumenta também a produção durante ano inteiro, com eficiência em todo o processo.
Na última década, a Netafim desenvolveu uma solução de irrigação por gotejamento subterrâneo, que pode ser 100% harmonizada a outros sistemas de irrigação, como os pivôs, possibilitando a irrigação da área total e facilitando a operação da sua fazenda, do plantio à colheita!
Com a irrigação subterrânea é possível realizar a rotação de culturas e produzir até 5 safras em 2 anos, garantindo expressivos aumentos de produtividade em um sistema que pode durar mais de 20 anos no campo.
O gotejamento subterrâneo é ideal para os cultivos de pastagem e rotação cultivos em grãos, pois permite que a água, os nutrientes e até mesmo defensivos agrícolas sejam aplicados através de um único sistema, chegando diretamente à raiz de cada planta, na quantidade exata e no momento certo.
O gotejamento subterrâneo é a mais avançada tecnologia de irrigação. A aplicação do tubo gotejador enterrado é realizada por implemento de enterrio fornecido pela empresa. A profundidade de enterrio dos tubos gotejadores pode variar de 20 a 25 cm, sendo determinada pelo departamento agronômico durante a análise do tipo de solo.
O equipamento faz um pequeno sulco no solo na profundidade definida, insere o tubo gotejador e faz a cobertura do sulco onde o tubo gotejador foi enterrado. Essa operação é feita de maneira georreferenciada, com utilização do sistema RTK, visando garantir a qualidade do enterrio e facilitar a localização das linhas nas operações de plantio e manejo do solo.
Essa solução possibilita realizar tanto a colheita de uma safra, quanto o plantio da safra seguinte no mesmo dia, sem interferências na área e com o trânsito facilitado para os maquinários, sem obstáculos.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.