14-09 - cachaça
Agronegócio

Inspeções do IMA contribuem para a regularização da cachaça no estado

Inspeções do IMA contribuem para a regularização da cachaça no estado

O dia nacional da cachaça foi comemorado em 13 de setembro do Brasil. Uma bebida que tem muita história no país e se tornou um dos principais destilados produzidos com qualidade e segurança pelos produtores mineiros. No primeiro semestre deste ano, 300 estabelecimentos passaram pelo processo de inspeção do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). As operações foram motivadas por 62 denúncias de irregularidades em todo o estado.

Para Flávio Alves, fiscal da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (GIV) do IMA, a inspeção no estabelecimento comercial ou no alambique garante que a instalação atenda às condições higiênico-sanitárias da legislação de bebidas. “São feitas análises para avaliação de conformidade dos parâmetros estabelecidos para que a bebida seja comercializada dentro dos padrões oficiais de identidade e de qualidade”, explica.

O processo de regularização é feito inicialmente pelo responsável legal do estabelecimento por meio da solicitação no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro), no qual é enviada toda a documentação exigida na Instrução Normativa nº 72 de 2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“A regularização melhora a estrutura da produção e incentiva o processo de aprimoramento contínuo, podendo ampliar vendas e conquistar o mercado”, analisa o fiscal.

Segundo Flávio Alves, o lançamento da campanha “O legal merece um brinde!” em 2020 teve grande importância para que a inspeção fosse efetiva neste ano, ao sensibilizar os elos da cadeia produtiva da cachaça. “A campanha tem o objetivo de conscientizar os consumidores a buscar uma cachaça registrada no Mapa e que atenda à legislação de bebidas. Com a experiência de consumo de um produto seguro e de qualidade, a bebida conquista cada vez mais espaço no mercado, e o produtor mineiro ganha na valorização e nas vendas”, sinaliza.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta