Soja

Inseticida de ponta para manejo de percevejos da soja é lançado

Eficácia da tecnologia sobre percevejo-verde e percevejo-marrom superou a de tratamentos-padrão, em testes e pesquisas realizados no pré-lançamento

 

A Albaugh anunciou hoje o lançamento de seu inseticida Afiado® (acetamiprido + bifentrina). De acordo com a empresa, a nova solução transfere resultados expressivos no controle de percevejos da soja, pragas consideradas de difícil manejo ao longo da safra. Segundo a Albaugh, o novo produto tem por características centrais alto poder de choque e longo residual, além de não desequilibrar populações de ácaros e outros inimigos naturais de percevejos. Afiado® atua também com alta eficácia sobre a mosca-branca.

“Trata-se de uma solução de ponta que age por contato, ingestão e contato tarsal (caminhamento sobre a planta após a pulverização)”, informa a Albaugh em nota. “Apresenta ainda uma nova formulação, líquida, na medida da expectativa do agricultor, mais moderna, mais fácil de dosar, manipular e aplicar, frente a produtos com a mesma composição comercializados no mercado. A solução da Albaugh evita problemas de incompatibilidade físico-química, é inodora e simplifica a logística de tratamento”, afirma a companhia.

Como parte das ações de lançamento do inseticida Afiado®, a Albaugh divulgou resultados de estudos envolvendo o percevejo-verde-pequeno (Piezodorus guildini) e o percevejo-marrom (Euchistus heros), ambos de alta complexidade no tocante ao manejo na oleaginosa. Os ensaios abrangeram avaliações de um a dez dias após aplicados Afiado® e outros inseticidas (1 DAA a 10 DAA), com intervalos de 4 DAA e 7 DAA.

“No caso do percevejo-verde, o tratamento da Albaugh entregou eficácia de controle de 70% a 87,5%, frente a no máximo 85% do tratamento-padrão”, ressalta a companhia. “Já em relação ao percevejo-marrom, o programa de manejo com Afiado® controlou de 68% a 80% da população, ante 75% do padrão”, prossegue a nota.

Conforme a Albaugh, o lançamento de Afiado® “atende a uma necessidade relevante e estratégica do produtor”. “Percevejos estão entre as pragas potenciais mais danosas à oleaginosa. Trata-se de um inseto silencioso, que deve ser monitorado desde o início do cultivo. Quando os estragos aparecem, sobretudo nas vagens da soja, os grãos não se desenvolvem. As perdas podem ultrapassar 30% da produção”, conclui o informe da Albaugh.

Ainda segundo a empresa, a associação entre Afiado® e outra tecnologia inseticida da companhia, de nome Krypto®, “potencializa consideravelmente os resultados do produtor da oleaginosa no controle de percevejos e lagartas”.

Albaugh está presente no Brasil com sua matriz na capital paulista e 13 regionais de vendas. A empresa produz e comercializa mais de 50 agroquímicos adequados às principais culturas agrícolas, como soja, milho, algodão, citros, café, cana-de-açúcar, trigo e feijão, entre outros.

 

A Albaugh LLC é uma empresa de origem americana, fundada pelo agricultor e empresário Dennis Albaugh, em 1979. Sediada em Ankeny, Iowa, oferece um amplo e crescente portfólio de defensivos agrícolas em todo o mundo. A Albaugh tem uma estratégia de fábricas próprias para garantir a qualidade e o suprimento de seus produtos, operando sites multifuncionais nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, México, Eslovênia, China, Taiwan e Índia.

 

 

Fonte: BIA NETWORK FORCE


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta