INCLUSÃO DE OUTORGAS EM ÁREA DE CONFLITO HÍDRICO É DEBATIDA EM PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CBH PARACATU
No dia 04/02/2020, na Cáritas Diocesana, aconteceu em Paracatu a primeira reunião ordinária de 2020 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu (CBH PARACATU). Dentre os assuntos, um bastante debatido, foi o caso da inclusão de novos usuários na bacia hidrográfica do Entre Ribeiros. Representantes da AAPER, Associação de Apoio aos Produtores do Entre Ribeiros, participaram da reunião e apresentaram alguns fatos que precisariam ser levados ao conhecimento do IGAM.
O presidente da associação, José Donizetti Barela, explicou que a bacia não suporta mais usuários, pois não há aumento da produção de água. Ele e Joice Appelt, diretora financeira da AAPER, explicaram que foi necessária a construção de um dique para elevação do nível da água do ribeirão, para que as bombas de captação de água pudessem estar submersas. Segundo eles, as bombas estavam cavitando.
A AAPER apresentou um documento solicitando ao IGAM a reconsideração da liberação de quatro outorgas.
O representante do IGAM, URGA NOROESTE, Carlos de Oliveira Teixeira, disse que as liberações de outorgas naquela região foram baseadas em dados que a entidade tem. Porém, segundo os usuários, esses dados não condizem com a realidade, ou seja, não há a disponibilidade hídrica que teoricamente consta nos documentos.
Se preferir ouça em nosso PodCast nos principais apps, como:
Spotify, SoundCloud, iTunes, Deezer, ou o seu favorito.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.