Arroz mercado agricola

Importação de arroz via Conab pode custar caro ao Brasil; abastecimento não está comprometido

Segundo o 8º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024, divulgado na última terça-feira (14) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção para o arroz está estimada em 10,495 milhões de toneladas. Porém, as frequentes e volumosas chuvas registradas no Rio Grande do Sul, principal produtor do grão no país, resultarão em perdas nas lavouras da cultura no estado. Os prejuízos ainda estão sendo mensurados, mas pelo menos 8% da área gaúcha para a cultura registrará perdas devido às volumosas chuvas. Nos demais estados, a colheita avança favorecida pela estabilidade climática. Até o dia 5 deste mês cerca de 80,7% da área semeada em todo país já estava colhida. A qualidade dos grãos colhidos é satisfatória, com bons rendimentos também na quantidade de grãos inteiros.

Vlamir Brandalizze comenta a autorização dada pelo governo federal à Conab para a importação de um milhão de toneladas de arroz. Segundo ele, a quantidade pode custar caro aos cofres públicos e, além disso, há um menor fluxo de exportação do grão. Sendo assim, não haverá risco de desabastecimento e tão pouco a necessidade de compra junto a outros países.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural » https://chat.whatsapp.com/FKjxdFUdye5DUa89i6GBgr (sem bate-papo / somente adm publica as notícias)

ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X  

  • Leia as regras na descrição

Deixe uma resposta