habronemose-anemia-infecciosa
Cavalos

HABRONEMOSE E ANEMIA INFECCIOSA EQUINA

HABRONEMOSE E ANEMIA INFECCIOSA EQUINA

 

Algumas doenças de equinos causam preocupações aos criadores e é de extrema importância que eles tentem evitá-las ao máximo. Porém, caso alguma doença seja detectada, um programa efetivo de sanidade deve ser posto em ação juntamente com o médico veterinário de confiança do pecuarista.

Uma forma eficiente de evitar o aparecimento de enfermidades nos cavalos ainda pequenos é por meio do fornecimento de colostro, em maior quantidade possível, aos cavalos recém-nascidos com aproximadamente 36 horas de vida, que é a imunidade passiva. Vacinar contra as doenças bacterianas e viróticas também é uma medida profilática. Além disso, deve-se limpar e desinfetar com frequência as instalações, em períodos de surtos de doenças; combater moscas, mosquitos, carrapatos e quaisquer outros ectoparasitas. É importante que os animais tenham sempre à disposição água abundante e limpa, alimento verde de qualidade, ração balanceada e mistura mineral completa.

Visitamos o Haras Rancharia aqui em Paracatu MG e lá proseamos com a médica veterinária Andressa Luane Ramos Guimarães, da cidade de Vazente MG. Ela falou das principais doenças enfrentadas pelos equinos.

Deixe uma resposta