GUZERÁ – Uma Grande Família
Atualmente o Brasil é, juntamente com a Índia, o principal centro criador de gado GUZERÁ no mundo, porém uma expressiva quantidade de material genético da raça vem sendo exportado para a Venezuela, Colômbia, Paraguai, México, Costa Rica e outros países.
Apesar de a raça ter dupla função, existem linhagens especializadas em Carne ou em Leite, bem como rebanhos que selecionam para as duas funções.
Na seleção leiteira se iniciou em 1995 o Teste de Progênie para Leite, realizado sob a supervisão da EMBRAPA(Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e que tem por objetivo testar para leite de 8 a 10 touros por ano da raça, selecionados dentro dos principais rebanhos do país. Com o mesmo objetivo se encontra funcionando desde 1994 o núcleo MOET (sigla em inglês de ovulação múltipla e transferência de embriões), que conta com destacadas matrizes de leite da raça entre as suas doadoras.
A fêmea leiteira Guzerá, em média, apresenta um úbere muito bonito. Os ligamentos são fortes; o úbere do Guzerá é constituído por uma pele fina e sedosa que, quando ordenhado, parece um saco murcho. De fato, o úbere do Guzerá encolhe e praticamente desaparece, como se a fêmea nada produzisse. Um bom exemplo parece ter sido o da vaca “Surpresa-JA” que, depois de viajar mais de 3.000 quilômetros, parecia que não tinha leite algum, no momento do Concurso. Muitos sugeriam não inclui-la, para não desprestigiar a raça, mas o criador foi taxativo e incluiu a vaca que produziu 16,0 kg e venceu o Concurso, mesmo magra e cansada.
Tourinhos Guzerá são utilizados para consertar os úberes pendulosos e as tetas de tamanho exagerado das vacas leiteiras comuns. O touro Guzerá leiteiro é multo utilizado como alternativa zebuina nos cruzamentos onde já foi utilizado o touro Gir. Normalmente, utiliza-se o touro Holandês sobre vaca Gir, formando a novilha Girolando .
A 13ª EXPO NACIONAL do GUZERÁ já está em andamento.
Dia 21/07 os animais chegaram ao parque de exposições.
Dia 27/07, sexta-feira, os animais dão entrada para exposição e julgamento.
29/07/18 Domingo – 14:00h – 1ª ordenha CONCURSO LEITEIRO GUZERÁ E GUZOLANDO.
As pesagens acontecem às: 6:00/14:00/22:00h – Com um total de 10 pesagens entre dia 29 de julho e 1º de agosto de 18
01/08/2018 Quarta-feira, além da tradicional cavalgada que abre oficialmente a 32ª ExpoParacatu; na Nacional Guzerá, acontece a Final do Concurso Leiteiro às 14h.
Dia 02/08/18 Quinta-feira – 9:00h início dos trabalhos de Julgamentos do Guzerá – pista tradicional
03/08/18 Sexta-feira – 8:00h Continuação dos Julgamentos – Pista tradicional e pista aptidão leiteira
13:00h LEILÃO NACIONAL – GUZERÁ, GUZOLANDO e sua GENÉTICA
04/08/18 Sábado – 8:00h Continuação dos julgamentos e definição dos GRANDES CAMPEONATOS
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.