guzerá
Guzerá

GUZERÁ – Uma Grande Família

GUZERÁ – Uma Grande Família

 

Atualmente o Brasil é, juntamente com a Índia,  o principal centro criador de gado GUZERÁ no mundo, porém uma expressiva quantidade de material genético da raça vem sendo exportado para a Venezuela, Colômbia, Paraguai, México, Costa Rica e outros países.

Apesar de a raça ter dupla função, existem linhagens especializadas em Carne ou em Leite, bem como rebanhos que selecionam para as duas funções.

Na seleção leiteira se iniciou em 1995 o Teste de Progênie para Leite, realizado sob a supervisão da EMBRAPA(Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e que tem por objetivo testar para leite de 8 a 10 touros por ano da raça, selecionados dentro dos principais rebanhos do país. Com o mesmo objetivo se encontra funcionando desde 1994 o núcleo MOET (sigla em inglês de ovulação múltipla e transferência de embriões), que conta com destacadas matrizes de leite da raça entre as suas doadoras.

Leandro Botelho Neiva, administrador de empresa rural (Grupo de criadores de GUZERÁ em Paracatu) disse que a paixão pela roça vem passando de pai para filho, e pelo visto continuará assim.

A fêmea leiteira Guzerá, em média, apresenta um úbere muito bonito. Os ligamentos são fortes; o úbere do Guzerá é constituído por uma pele fina e sedosa que, quando ordenhado, parece um saco murcho. De fato, o úbere do Guzerá encolhe e praticamente desaparece, como se a fêmea nada produzisse. Um bom exemplo parece ter sido o da vaca “Surpresa-JA” que, depois de viajar mais de 3.000 quilômetros, parecia que não tinha leite algum, no momento do Concurso. Muitos sugeriam não inclui-la, para não desprestigiar a raça, mas o criador foi taxativo e incluiu a vaca que produziu 16,0 kg e venceu o Concurso, mesmo magra e cansada.

guzerá
Gustavo Faria, médico veterinário e mestre em zootecnia, da Vacinar Nutrição Animal, que cuida da nutrição daquele plantel, falou da importância de se ter uma equipe multidisciplinar para que os animais obtenham resultados máximos.

 

Tourinhos Guzerá são utilizados para consertar os úberes pendulosos e as tetas de tamanho exagerado das vacas leiteiras comuns. O touro Guzerá leiteiro é multo utilizado como alternativa zebuina nos cruzamentos onde já foi utilizado o touro Gir. Normalmente, utiliza-se o touro Holandês sobre vaca Gir, formando a novilha Girolando .

guzerá

A 13ª EXPO NACIONAL do GUZERÁ já está em andamento.

Dia 21/07 os animais chegaram ao parque de exposições.

Dia 27/07, sexta-feira, os animais dão entrada para exposição e julgamento.

29/07/18 Domingo – 14:00h – 1ª ordenha CONCURSO LEITEIRO GUZERÁ E GUZOLANDO.

As pesagens acontecem às: 6:00/14:00/22:00h – Com um total de 10 pesagens entre dia 29 de julho e 1º de agosto de 18

01/08/2018 Quarta-feira, além da tradicional cavalgada que abre oficialmente a 32ª ExpoParacatu; na Nacional Guzerá, acontece a Final do Concurso Leiteiro às 14h.

Dia 02/08/18 Quinta-feira – 9:00h início dos trabalhos de Julgamentos do Guzerá – pista tradicional

03/08/18 Sexta-feira – 8:00h Continuação dos Julgamentos – Pista tradicional e pista aptidão leiteira

13:00h LEILÃO NACIONAL – GUZERÁ, GUZOLANDO e sua GENÉTICA

04/08/18 Sábado – 8:00h Continuação dos julgamentos e definição dos GRANDES CAMPEONATOS

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *