SEMAD MG

Gestão Ambiental Mineiro passa a contar com recurso tecnológico inovador.

Gestão Ambiental Mineiro passa a contar com recurso tecnológico inovador

A mesma segurança que permitiu o surgimento das criptomoedas será implantada para garantir rastreabilidade aos subprodutos florestais, de modo a assegurar sua origem lícita e combater desmatamentos ilegais. A iniciativa inclui, ainda, processo de transformação digital dos serviços prestados em cada etapa da cadeia, desde o plantio das florestas até o consumo final dos produtos.

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) aperfeiçoa seus recursos tecnológicos com o sistema MG Florestas. É uma ferramenta que se utiliza de uma tecnologia inovadora que revolucionou a armazenagem de dados digitais, com mais segurança e transparência: o blockchain. O MG Florestas realiza a gestão de florestas plantadas, com controle da cadeia do carvão vegetal, ajudando na proteção da vegetação nativa. O projeto é dividido em três fases: origem, transporte e consumo do carvão. O projeto se iniciou no final de 2020 e teve seu primeiro lançamento para sociedade (Módulo de Cadastro de Plantio) em 2021. Em 2022 foi lançado o Módulo de Comunicação de Colheita. Atualmente, está em desenvolvimento, o modulo da DCF (Declaração de Colheita de Florestas Plantadas) – que é o início da fase de transporte.

A iniciativa, que tem recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), é conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta