Agricultura Familiar Embrapa

Gergelim surge como alternativa de diversificação da lavoura – 1º episódio

No Brasil, de 2013 a 2022 houve um aumento expressivo na produção de gergelim, cerca de 20 vezes mais que as 5 mil toneladas de 2010. Entre 2019 e 2020 houve um crescimento de 230% na área plantada, de 53 mil hectares para 175 mil hectares, e crescimento de 123% na produção, saindo de 41,3 mil toneladas para 95,8 mil toneladas.

O cultivo de gergelim está crescendo devido às oportunidades de mercado, além de ser uma alternativa após término da janela de semeadura do milho, em especial na segunda safra do Mato Grosso. Como o grão precisa de menos chuvas, sua semeadura na região pode ser feita após o fim da janela ideal de semeadura do milho, e de acordo com produtores, tem trazido retorno econômico.

Sendo assim, pesquisas estão sendo voltadas a melhorar os aspectos de manejo dessa cultura, visando menores perdas na colheita, qualidade dos grãos e o desenvolvimento de novas cultivares. Os manejos de colheita e de pós-colheita se destacam, pois influenciam a qualidade do produto, tanto em suas características físicas quanto em sua composição química. Além disso, o uso de equipamentos adequados pode reduzir as perdas na colheita.

Para falar um pouco mais sobre o desenvolvimento da cultura do gergelim no Brasil, a gente recebe no Paracatu Rural a chefe adjunta do Centro de Pesquisa da Embrapa Algodão, Nair Helena Castro Arriel, para uma série especial sobre o gergelim. Neste 1º episódio, vamos falar sobre os benefícios, as características, e as melhores formas de se manejar o gergelim.

 

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta