GEADAS no Brasil atingem CAFEZAIS e afeta Mercados Nacional e Internacional
O agente autônomo de investimentos João Santaella Neto, Joãozinho Grafista, disse que a penúltima semana do mês de julho foi de fortíssima alta, testando a máxima dos últimos 6 anos, principalmente em função das geadas fortes. Mercado se preocupa que as lavouras de café do Brasil sejam dizimadas.
As geadas dos últimos dias atingiram mais de 300 cidades produtoras, segundo levantamento divulgado pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) na sexta-feira, 23. Segundo o levantamento da companhia, 170 mil hectares ou 21,2% dos 800 mil hectares de arábica foram atingidos por geadas do último dia 20 de julho.
De acordo com Sérgio De Zen, diretor-executivo de política agrícola da Conab, ainda é cedo para avaliar riscos de desabastecimento, mas o fato climático pode ter peso sobre as cotações.
“A quantidade e qualidade do café são ajustadas, pois as áreas de conilon em Rondônia, não foram afetadas pelas geadas. Então nós temos que fazer uma análise para ajuste de preço e provavelmente os valores do café arábica no Brasil e no mundo serão afetados”, afirma.
O governo federal busca soluções para auxiliar os produtores de café que tiveram perdas em suas lavouras devido à forte geada ocorrida na penúltima semana de julho, segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, após visita à região produtora afetada em Minas Gerais.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.