06-07 - veredas 7ep
Agricultura e Sustentabilidade Água

Função hidrológica da Zona de Ocorrência de VEREDAS – Ep 7 Reservação de Água em Veredas

Função hidrológica da Zona de Ocorrência de VEREDAS – Ep 7 Reservação de Água em Veredas

Durante o Seminário Reservação de Água em Veredas: aspectos técnicos e jurídicos, organizado pelo SEBRAE-MG, em parceria com Irriganor, o Professor Herly da Universidade Federal de Viçosa, do Departamento de Engenharia Florestal apresentou o tema “Função hidrológica da ZOV”, que ele explicou do que se trata: “zona de ocorrência de veredas”.

O “efeito esponja” é uma característica dos solos orgânicos das veredas, armazenando água de precipitação (chuva) e tornando-a disponível para os principais cursos d’água através da descarga lenta, mesmo nos períodos mais secos do ano. Portanto, as veredas possuem um papel fundamental no balanço hídrico nos ambientes do bioma Cerrado. Muitos afluentes dos rios São Francisco, Parnaíba, Grande, Tocantins, Araguaia e Paraná, possuem veredas como cabeceiras.

Recentes estudos realizados pelo grupo de pesquisa coordenado pela pesquisadora Ingrid Horák-Terra têm mostrado que, em áreas de veredas, quando os solos são drenados de forma associada à retirada da vegetação original, processos e atributos dos solos (morfológicos, físicos, químicos e microbiológicos) são modificados. Para se ter uma ideia dos efeitos das degradações em questão, ao longo de 20 anos, cerca de 22% do carbono orgânico foram reduzidos e cerca de 14 kg/m2 de carbono deixaram de ser estocados nestes ambientes. 

Processos de subsidência do solo (rebaixamento e perda de volume e espessura) e a sua transformação de orgânico em mineral ocorrem e são as consequências mais visíveis. Normalmente, quando os solos orgânicos são drenados, seus poros são reduzidos e o material sólido endurece (“empedra”) assemelhando-se a uma rocha escura ou um carvão. Associados a isso, outros processos passam a operar no sistema, tais como a repelência à água, também conhecida como hidrofobicidade. 

Nestes casos, ainda que o umedecimento ou molhamento do solo já seco ocorra, o mesmo não será mais capaz de se reidratar. Desta forma, muitos solos em áreas de veredas tornam-se inutilizáveis, mesmo para fins de preservação. Raízes de plantas não se desenvolvem adequadamente neste solo endurecido, e o ambiente como um todo já não é capaz de manter suas funções ambientais. Também, as veredas tornam-se muito mais suscetíveis a incêndios, pois a matéria orgânica seca é um potente combustível.

Dessa forma, pode-se concluir que as veredas são ambientes complexos e extremamente frágeis. Sugere-se que, na medida do possível, estas sejam preservadas para a manutenção dos seus serviços ecossistêmicos.

A Vereda é a fitofisionomia com a palmeira buriti, em meio a agrupamentos mais ou menos densos de espécies arbustivo-herbáceas. Estes locais formam bosques sempre-verdes. 

As Veredas são circundadas por campos típicos, geralmente úmidos, e os buritis não formam dossel como ocorre no Buritizal. Por estas características peculiares, autores como Brandão se referiram à Vereda como uma “comunidade seral”, e Araújo sugeriu que ela deve ser considerada como um “complexo vegetacional”. Com propriedade, estes autores indicaram três zonas ligadas à topografia e à drenagem do solo, designando-as: 

“borda” (local de solo mais seco, em trecho campestre onde podem ocorrer arvoretas isoladas); 

“meio” (solo medianamente úmido, tipicamente campestre); 

e “fundo” (solo saturado com água, brejoso, onde ocorrem os buritis, muitos arbustos e arvoretas adensadas). 

Estas zonas são floristicamente diferenciadas, cujos reflexos emergem sobre a flora zonal. As duas primeiras zonas correspondem à faixa tipicamente campestre e o “fundo” corresponde ao “bosque sempre-verde”. Em conjunto, caracteriza-se uma savana. 

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta