Está confirmado e já em andamento o estudo conjunto da CNA e do Cepea, com o apoio das federações e sindicatos, que irá criar uma referência oficial para preço de feijão. Atualmente, o grupo está na fase de coleta de informações sobre o mercado. Após o Paraná, foi a vez de São Paulo receber a equipe responsável pela coleta de dados. O objetivo é construir indicadores de preços para o grão.
Segundo Tiago Pereira, assessor técnico da CNA, os produtores relataram a falta de informações precisas sobre a cultura, contribuindo para a especulação no mercado. “Eles expressaram concordância quanto à necessidade de um acompanhamento mais detalhado do mercado para embasar suas decisões, e o indicador seria importante para essa finalidade”, disse. “Essa primeira fase do projeto visa não apenas coletar dados sobre a produção, mas também estabelecer um sistema de monitoramento contínuo, com o apoio das federações e sindicatos rurais da região, para fornecer informações aos produtores”, ressaltou Pereira.
Marcelo Lüders, presidente do IBRAFE, comenta sobre a criação do valor referência para o mercado de feijão, e traz mais detalhes sobre os preços que têm sido praticados no Brasil.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.