08-12 - feijao
Análise de Mercado Feijão

FEIJÃO inicia 2022 com cotações em alta devido perdas

FEIJÃO inicia 2022 com cotações em alta devido perdas

Feijão inicia 2022 com pé no acelerador devido perdas pela seca, como explica Vlamir Brandalizze, como no caso do Paraná. Mercado firme e com fôlego para continuar para cima, devido pouca oferta.

Segundo o site Agrolink, em época de planejar a segunda safra de feijão, é hora de “plantar sem medo”, recomenda o presidente do Ibrafe (Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses), Marcelo Lüders. “Para quem ainda tem chance de definir plantios neste momento, optar por Feijões de ciclo rápido é a lógica. Quanto antes conseguir ter produto em mãos, melhor será o resultado. Seja qual for o Feijão, as perspectivas são tanto melhores quanto antes forem colhidos”, diz ele. 

A propósito, acrescenta o dirigente, as primeiras estimativas dão conta de que a área plantada da segunda safra deverá ser ao redor da que foi plantada no ano passado: “Detalhe importante: ela foi 50 mil hectares menor que a média de 2016 até 2021. Até o momento, as estimativas apontam para 356 mil hectares de Feijão-carioca, 182,8 hectares para Feijão-preto e 906 mil hectares de Feijão-caupi”. 

“Fique atento, pois não há como prever em quanto tempo, nem especular quanto ao tamanho da valorização para os próximos dias, porém, até o mais distraído produtor, que detém algum volume armazenado, está atento aos desdobramentos da situação atual”, argumenta Lüders.

Ainda de acordo com o Ibrafe, o mercado está “imprevisível agora”. “Raramente se viu tantos fatores que contribuem para menor oferta como neste ano. Estiagem como nunca se viu nos últimos 20 anos na Região Sul e chuvas registradas em várias localidades de Minas Gerais além do volume normal para o período. Na cidade mineira com maior área plantada, Paracatu, com 7000 hectares, há previsão de chuvas volumosas, mas com o tempo melhorando no decorrer da semana. Curioso que Minas tem 853 municípios e em 736 se colhe Feijão”, conclui Marcelo Lüders.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”

 


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta