feijao-e-pulses
Feijão

FEIJÃO E PULSES – Presidente do IBRAFE se reúne com produtores em Paracatu MG

Na última sexta-feira aconteceu em Paracatu MG uma palestra com o tema: “Feijão e Pulses 2019: desafios e oportunidades”, ministrada por Marcelo Eduardo Lüders, presidente do Instituto Brasileiro do Feijão (IBRAFE).

O evento aconteceu na Fazenda Ipê Florido reunindo mais de 90 agricultores: Paracatu, Unaí, Guarda-Mor, e de outros Estados, como Goiás (Catalão e Formosa) e Santa Catarina. Foram mais de 56.000 hectares reunidos.

No dia 10 de fevereiro, foi comemorado o dia global dos feijões e pulses. Alimentos ricos em proteínas, fibras, minerais e vitaminas, as leguminosas de grãos secos alimentícios ocuparam um papel de destaque nos debates sobre nutrição humana neste ano.

É importante chamarmos a atenção da sociedade sobre o papel desse grupo de alimentos, cultivado em todos os continentes. Do homus, preparado com grão-de-bico e consumido em países do Mediterrâneo, até o arroz com feijão brasileiro, passando pelo desjejum completo inglês, com feijões brancos, e pelo dal da Índia, com ervilha ou lentilha, os pulses possuem um papel importante para a nutrição e saúde humana, e a segurança alimentar global.

Essas espécies também contribuem para a sustentabilidade ambiental do planeta. Elas usam relativamente menos água do que outras culturas e enriquecem o solo com nutrientes, que podem aumentar o rendimento das outras espécies, cultivadas em rotação de culturas.

O Paracatu Rural participou do encontro para trazer informações a você amigo ouvinte, homem e mulher do campo.

Deixe uma resposta