FEIJÃO 2ª safra segue na colheita com grande variedade do grão e pouco feijão de alta qualidade
Segundo Vlamir Brandalizze. Maior quantidade do produto mais nobre só após colheita do irrigado no fim de julho. Tendência é de melhores cotações nas próximas semanas.
Experimentos desenvolvidos na Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), mostram que o feijão pode funcionar bem quando cultivado em sistema agroecológico.
São 15 anos de pesquisa que mostram que a cultura pode ser produzida no sistema, de forma sustentável, respeitando as necessidades ambientais e sociais. O estudo rendeu a publicação “Produção Agroecológica de feijão – sistema de produção e práticas de manejo”, produzida pelos pesquisadores Flávia Alcantara e Agostinho Didonet.
A ideia é reduzir a dependência de insumos externos e da manutenção dos recursos naturais com o feijoeiro-comum. O documento disponibiliza informações práticas e alguns gargalos importantes do sistema produtivo. Mostra desde o preparo do solo até cuidados pós-colheita e se destina tanto a agricultores, quanto a técnicos e estudantes, pois foi redigido em linguagem simples, como forma de atender um público mais amplo.
“Temos ainda pouca informação técnica disponível para a transição agroecológica em áreas de feijão, principalmente, com dados apresentados de forma clara para aplicação direta pelos agricultores interessados na cultura”, esclarece Flávia.
Agroecologia é uma forma de agricultura sustentável que retoma as concepções agronômicas anteriores à chamada Revolução Verde. São chamadas de agroecologia as práticas de agricultura que incorporam as questões sociais, políticas, culturais, energéticas, ambientais e éticas, incluindo a agricultura familiar.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.