A diferença entre os preços da arroba de boi no estado de São Paulo e em outras regiões acompanhadas pelo Cepea tem diminuído. Nos últimos dias, inclusive, há registro de negócios fora de São Paulo sendo realizados a valores acima dos observados no mercado paulista. Enquanto muitos frigoríficos de São Paulo estão afastados nas negociações diárias, tendo em vista que já detêm animais de confinamentos adquiridos antecipadamente, agentes de indústrias de outros estados ainda optam por preencher as escalas no mercado de balcão. Em comparação à média de São Paulo (Indicador CEPEA/B3), a diminuição mais significativa ocorre em Mato Grosso do Sul, onde o diferencial está em apenas R$6,18/arroba na parcial de agosto, queda de 63% em relação à média de janeiro a julho deste ano. Desde outubro de 2021, a diferença de preços entre esses dois estados não ficava na casa dos R$6.
Levantamentos do Cepea mostram que as cotações das três principais proteínas consumidas pelo brasileiro (avícola, suína e bovina) estão em alta. Para a carne de frango, porém, as valorizações têm sido menos intensas, o que eleva a competitividade desta proteína frente às demais. As altas de preços da carne de frango estão atreladas sobretudo ao aumento do poder de compra da população na primeira metade do mês, com o recebimento de salários. Entretanto, os sinais de enfraquecimento das vendas podem pressionar as cotações da carne nos próximos dias.
Vlamir Brandalizze faz um balanço dos números envolvendo as exportações de carne do Brasil na parcial de agosto. O boi já ultrapassou as 90 mil toneladas embarcadas em duas semanas do mês. Frango e suínos também seguem em bons níveis.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.