Vlamir Brandalizze comenta a alta expectativa do mercado diante da produção e da evolução do trigo brasileiro. Já no Estados Unidos, os valores seguem estáveis, e com destaque para a demanda que vem do Leste Europeu.
Nos últimos anos, os produtores brasileiros têm trabalhado na melhora e aperfeiçoamento dos grãos nacionais. Com o objetivo de trazer uma maior valorização do produto final, acompanhado de futura autossuficiência, diversos estudos foram realizados nesse sentido, e o país já começa a se beneficiar dessa evolução. Um dos grandes exemplos é o trigo, grão majoritariamente de clima temperado, e que tem sido desenvolvido em ambientes diversos pelo Brasil.
De acordo com o site Agrolink para conseguir a excelência na qualidade e maximizar produtividade, os pesquisadores buscam soluções no exterior. Materiais oriundos do México foram trazidos, cruzados e selecionados com outros no Brasil. Essas investigações possibilitaram criar variedades para a região do Cerrado.
A época de plantio e colheita do cereal está estabelecida. Na região no Sul, o cereal é conhecido como “cultura de inverno”. No Centro-Oeste, adaptada, a variedade passou a ser chamada de “trigo de primavera”, ou “trigo tropical”, pela capacidade de suportar climas mais quentes, como o do cerrado.
No Distrito Federal (DF), o trigo também avança, principalmente na região agrícola do PAD-DF, localizada a 60km da área central de Brasília. A média de produtividade, de acordo com a Embrapa Cerrado, já chega a 6 mil quilos por hectares e a produção evolui de 3,1 mil hectares para 3,6 mil hectares, de 2021 para 2022.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.