Entenda os conceitos sobre as VEREDAS – 6º episódio do Seminário: Reservação de ÁGUA em Veredas
Durante o Seminário Reservação de Água em Veredas: aspectos técnicos e jurídicos, organizado pelo SEBRAE, em parceria com Irriganor, a Professora Ruth Elias de Paula Laranja, do Departamento de Geografia (GEA) da UNB, falou sobre o tema “Conhecendo o sub-sistema Veredas e seus impactos” e disse que através do comportamento biológico do solo é possível identificar as principais áreas a serem preservadas nas veredas e os fatores que contribuem a formação das mesmas.
Nascidas nas chapadas e chapadões do Brasil Central, reconhecidas pela presença da palmeira buriti (Mauritia flexuosa L.f.) emergindo em meio a um estrato herbáceo contínuo, e com presença de solo orgânico (turfoso) e/ou mineral com elevado conteúdo de matéria orgânica, as veredas são, com frequência, encontradas encaixadas em canais de drenagens na base de encostas, vales e nascentes.
Solo turfoso, contendo turfa propriamente dita (ou terra preta) – classificado como Organossolo, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), e horizontes orgânicos de solo mineral – principalmente em Gleissolos Melânicos (SiBCS), são resultantes da decomposição de restos de plantas que se depositam sobre a superfície em ambientes excessivamente úmidos. Cerca de 90% da constituição destes solos é formado por água, o que faz das veredas importantes reservatórios hídricos. Estes ambientes enquadram-se no conceito de áreas úmidas, internacionalmente conhecidas pelo termo inglês wetlands.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.