31--05 - leite i
Leite Pecuária Leiteira

Emater MG promove seminário virtual em comemoração ao Dia Mundial do Leite em 1º de junho

Emater MG promove seminário virtual em comemoração ao Dia Mundial do Leite em 1º de junho

Amanhã, 1º de junho, é o Dia Mundial do Leite, e a Emater-MG, promove um seminário virtual com representantes da pecuária leiteira e a participação da nutricionista Janaína Goston para falar sobre a importância do leite e seus derivados na nossa alimentação. O evento tem o tema “Mitos e Verdades sobre o Consumo do Leite”.

1º de junho, é o Dia Mundial do Leite, e a Emater-MG, promove um seminário virtual com representantes da pecuária leiteira e a participação da nutricionista Janaína Goston. Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a especialista falará sobre a importância do leite e seus derivados na nossa alimentação.

O diretor-presidente da Emater de Minas, Otávio Maia, fará a abertura do evento, com o tema “Mitos e Verdades sobre o Consumo do Leite”. O webinar será transmitido pelo canal da empresa no YouTube e terá as presenças do presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite (Fecoagro Leite Minas) e da Cemil, Vasco Praça Filho, e do vice-presidente da entidade e presidente da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR), Marcelo Candiotto.

O leite é considerado um dos alimentos mais completos e acessíveis para a população. Em um copo de 200 mililitros de leite de vaca, há cerca de seis gramas de proteína, quantidade suficiente para suprir 8% das necessidades diárias de um adulto. Quando se fala em cálcio, então, o produto é campeão. Um copo do tipo integral contém 240 miligramas do mineral, e supre 24% da recomendação diária. Isso sem falar em outros minerais, como fósforo e magnésio, e nas vitaminas, principalmente A, D, E e K, além das do complexo B.

 

Nos últimos anos, o consumo do leite vem sendo questionado. Uma das alegações contra a necessidade de se ingerir o produto durante toda a vida é que o ser humano é o único animal que consome leite depois de adulto. Mas a nutricionista Janaína Goston é uma das defensoras da participação desse alimento na alimentação diária: “Que bom que nós, seres humanos, conseguimos manter o leite na nossa dieta. O valor nutricional é importantíssimo. Então, temos que aproveitar esse alimento nobre”.

Janaína ressalta, ainda, a boa absorção do cálcio presente no leite, em comparação com outros alimentos ricos no mineral, como as folhas verdes escuras. “Se a gente for comparar a biodisponibilidade, ou seja, o quanto de cálcio do alimento o nosso corpo aproveita, ela é bem maior no leite. Para ter a mesma quantidade de cálcio necessária em um dia, uma pessoa teria que ingerir uma quantidade enorme de brócolis, por exemplo. E isso, principalmente com o público infantil, é muito difícil”.

Para quem tem intolerância à lactose ou alergia a proteínas do leite de vaca, a indústria de lácteos vem desenvolvendo cada vez mais opções, de forma a atender este público específico. 

O presidente da Cemil, Vasco Praça Filho, conta que já é possível determinar animais que produzem um leite específico, chamado de A2, que pode ser consumido pelos alérgicos à proteína beta-caseína. “Por meio de melhoramento genético, está sendo possível separar rebanhos específicos para esse tipo de leite, principalmente nas raças gir e sindi. E ainda existem as fórmulas especiais para os alérgicos, além dos leites livres de lactose, para os que têm intolerância”.

O evento acontece no dia 1º de junho, às 19h. Para participar, basta acessar o canal da empresa no Youtube.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta