09-02 - impacto seca na cadeia leite parte 01
Leite Pecuária Leiteira

Efeitos da SECA na cadeia produtiva do LEITE – 1º episódio

Efeitos da SECA na cadeia produtiva do LEITE – 1º episódio

Fabrício Andrade, engenheiro agrônomo, fala sobre os efeitos da seca na cadeia produtiva do leite. O Paracatu Rural foi até a fazenda do Fabrício e ele disse que o primeiro efeito da estiagem é na própria cabeça do produtor, que tem medo da seca e não se prepara, levando posteriormente a impactos financeiros.

Em todo o país, produtores de leite estão sofrendo os efeitos da estiagem do ano passado e deste início de 2021, o que afetou especialmente a safra de milho. As perdas na cultura durante o plantio atingiram também a silagem que serve de alimento para as vacas e os criadores vem registrando alta nos custos para suplementação.

Segundo a Milkpoint, a produção de milho, principalmente na safrinha, e de volumosos no geral, que garantiriam estoque de alimentação para os animais, foram extremamente comprometidas pela ausência de chuvas. 

Outra questão é a diminuição da disponibilidade de água para os animais beberem e para as atividades diárias, como limpeza da sala de ordenha, por exemplo. 

De acordo com publicação da Embrapa, o enfrentamento de estiagens é um desafio que se impõe à toda a sociedade brasileira que se depara com estiagens recorrentes durante o verão, as quais trazem grande prejuízo para a produção agropecuária da região. Não bastassem os prejuízos ocasionados à produção primária, o impacto das estiagens reflete-se em todos os setores da economia, especialmente em cidades do interior, onde os empreendimentos rurais impulsionam os demais setores.

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta