Diretoria do CBH PARACATU visita cidades da Bacia do Rio Paracatu
O comitê se reúne com lideranças e usuários para elaboração de plano de ações para revitalização da Bacia e produção de água – Presidente do CBH fala sobre o assunto
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu foi criado pelo Decreto nº 40.014 de 03/11/1998 e possui 48 conselheiros, dentre titulares e suplentes. A bacia hidrográfica do rio Paracatu encontra-se quase totalmente dentro do estado de Minas Gerais na Região Noroeste, com pequenas áreas de topo adentrando no estado de Goiás e no Distrito Federal. Ao total 16 municípios compõem a Bacia Hidrográfica. O CBH Paracatu atua de forma necessária para fiscalizar e cuidar da Bacia que abastece o município. Segundo o Comitê, hoje, a Bacia do Rio Paracatu encontra-se em condições precárias, e abaixo do nível necessário para abastecimento dos 16 municípios. Conversei com Antônio Eustáquio Vieira, Tonhão, Presidente do CBH Paracatu para falar sobre uma proposta de unir ideias de diversos setores envolvidos com uso da bacia, para revitalização da mesma.
Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu (SF7)
Área:
41.371,71 km² – 17,64% do território da bacia do rio São Francisco
Número de Municípios:
16 (12 municípios com sede na bacia)
Municípios:
Bonfinópolis de Minas; Brasilândia de Minas; Buritizeiro; Cabeceira Grande; Dom Bosco; Guarda-Mor; João Pinheiro; Lagamar; Lagoa Grande; Natalândia; Paracatu; Patos de Minas; Presidente Olegário; Santa Fé de Minas; Unaí; Vazante.
População total*:
280.736 mil habitantes
- Urbana = 227.245 mil
- Rural = 53.491 mil
Densidade populacional:
6,81 hab./km²
*IBGE/CENSO 2010
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.