Diretoria da COOPERVAP e representantes cooperativistas discutem sobre o cumprimento das IN´S 76 e 77 no MAPA
O presidente da Cemil e Fecoagro Leite Minas, Vasco Praça Filho, falou sobre a preocupação em manter as famílias no campo, com capacitação e orientação técnica.
Na última quarta-feira (02/12), em uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o presidente da Coopervap, Valdir Rodrigues de Oliveira, e o vice-presidente, Altino José Severino Silva, junto aos representantes cooperativistas, Fernando Pinheiro, Analista Técnico Econômico Agropecuário na OCB, Nidelson Falcão, Diretor Executivo da Fecoagro, Vasco Praça Filho, presidente da Cemil e Fecoagro Leite Minas e profissionais técnicos da Coopervap discutiram novas soluções a respeito das instruções normativas 76 e 77 em defesa dos produtores rurais. De acordo com nota publicada pela COOPERVAP, a aplicação dos procedimentos técnicos e regulamentos das IN’s visam fixar a identidade e as características da qualidade que o leite deve apresentar para a realização da coleta. Fatores como a distância das rotas de captação e a falta de energia elétrica nas propriedades rurais afetam diretamente na temperatura do leite, acarretando em um alto índice de CBT. As cooperativas desempenham um papel fundamental de suporte aos produtores rurais. Dessa forma, envolvimento político no MAPA e iniciativas como essa, a fim de defender os produtores, mostrando a angustia e desamparo estrutural que inviabiliza a captação responsável, podem proporcionar mais tempo para que os associados possam se adequar às IN’s. O presidente da Coopervap, Valdir Rodrigues de Oliveira, em áudio enviado ao jornalista Glauber César, agradeceu a recepção por parte do corpo técnico do MAPA e falou sobre o assessoramento técnico que a Coopervap oferece por meio dos projetos de assistência.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.