Emater

Dia do apicultor é comemorado com boas perspectivas e muitos desafios

No último dia 22 de maio foi comemorado o dia do apicultor. A atividade está presente em todo o estado de Minas Gerais e, nos últimos anos, conquistou novos mercados com exportações para vários países. Em 2023, a produção média de mel foi de 7,11 mil toneladas em Minas Gerais, segundo a Emater-MG. No estado, a agricultura familiar é responsável por cerca de 80% da produção de mel e aproximadamente 70% da produção de própolis. Mas embora seja uma atividade rentável, os apicultores enfrentam várias dificuldades como a desorganização da cadeia produtiva, sazonalidade da demanda e ainda o trabalho com as abelhas, que exige capacitação e frequentemente ocasionam ferroadas.

A coordenadora Estadual de Pequenos Animais da Emater-MG, Márcia Portugal Santana, comenta que a apicultura tem crescido em todas as regiões mineiras. “Temos produção de mel em todo o estado, mas o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha estão mais à frente na produção, por ter o maior número de abelhas. Lá tem o mel de aroeira que, segundo pesquisas, tem propriedades medicinais bastante diferenciadas. Eles então fizeram a indicação geográfica dessa região e o selo garantiu uma certificação desse mel, ampliando as vendas do produto”, salienta a coordenadora.  A apicultura é ampla no que diz respeito à variedade de produtos produzidos e muitas vezes é alternativa para segunda renda de produtores rurais familiares.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural » https://chat.whatsapp.com/FKjxdFUdye5DUa89i6GBgr (sem bate-papo / somente adm publica as notícias)

ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X  

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta