O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, no último dia 15 de maio, a Portaria nº 1.111 que estabelece os períodos de vazio sanitário e de calendário de semeadura de soja em nível nacional, referentes à safra 2024/2025.
O vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não pode plantar e nem manter plantas vivas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja. O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.
Já o calendário de semeadura é adotado como medida fitossanitária complementar ao período de vazio sanitário.
Implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) a ação visa à racionalização do número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolvimento de resistência da ferrugem asiática da soja às moléculas químicas utilizadas no seu controle.
Em Minas Gerais, o vazio será de 1º de julho a 30 de setembro, enquanto o período de semeadura será entre 1º de outubro de 2024 a 8 de janeiro de 2025. As datas de todos os estados estão disponíveis em gov.br/agricultura.
Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, destaca os últimos acontecimentos para o mercado da soja. As cotações reagiram e tendem a crescer nas próximas semanas. Um dos principais motivos é a escassez de trigo à nível mundial, o que deve puxar a demanda pelo farelo de soja.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.