A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) ingressou, junto ao Governo Federal, com um pedido de aplicação de Medidas de Antidumping Socioambiental em relação às importações de arroz para o Brasil sem o cumprimento de regras sociais, ambientais e sanitárias as quais os produtores brasileiros estão sujeitos. Os direitos antidumping têm como objetivo evitar que os produtores nacionais sejam prejudicados por importações realizadas a preços de dumping, prática esta considerada como desleal em termos de comércio em acordos internacionais.
O pedido apresentado pela entidade, além tornar leal a concorrência com o arroz externo, busca proteger a saúde pública. Isso acontece uma vez que diversos produtos que ingressam no país com a utilização de defensivos agrícolas não passaram pelo rigoroso processo de análise utilizados pelos produtores brasileiros.
Nesse passo, a Federarroz solicitou ao Governo Federal que somente seja permitido o ingresso de arroz no país mediante a comprovação de cumprimento da legislação similar à brasileira.
Vlamir Brandalizze comenta o mercado do arroz, destacando a tendência de alta existente na Ásia, já que há muita demanda e uma produção que não acompanha o mesmo movimento. No Brasil, os negócios continuam em ritmo desacelerado. As indústrias aguardam um maior fluxo de vendas do varejo ao consumidor para que haja maior procura pelo grão.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.