Após dois meses em alta, o preço médio do algodão em pluma caiu no mercado interno em agosto, voltando a operar abaixo dos R$ 4,00/libra-peso. Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão veio da menor paridade de exportação, devido à desvalorização externa, da necessidade de vendedores em “fazer caixa” e dos avanços da colheita e do beneficiamento. No acumulado de agosto, o Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, recuou 4,65%, fechando a R$ 3,88/libra-peso no dia 30, sendo até então a queda mais intensa desde março/24 e do menor valor desde 12 de junho deste ano.
A primeira semana de setembro foi marcada por fundamentos de alta e baixa no mercado do algodão. Por um lado, o Paquistão deve ter uma safra menor, enquanto as fortes chuvas na Índia atrasam o plantio da pluma. Por outro lado, o diretor executivo da Associação Mineira de Produtores de Algodão (AMIPA), Lício Pena, pontua que a ausência da China no mercado comprador e os indícios de menor demanda mundial pela fibra impedem movimentos de alta para o setor.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.